Esclarecimentos
O colar de contas constitui-se num material de apoio ao desenvolvimento da contagem estruturada e permite, em simultâneo, o estabelecimento de relações numéricas. Numa fase posterior do trabalho, o colar de contas passa a estar associado a uma reta numérica que ajuda a estruturação sem ser já necessário o recurso ao material concreto e tem potencialidades para apoiar o desenvolvimento do cálculo.
O material apresentado abaixo é resultado de um trabalho de formação de professores realizado por Maria Helena Aleixo e pode ser encontrado no endereço abaixo.
Trabalho realizado por Maria Helena Aleixo
Universidade de Évora, 2007
Disponível em:www.aprendermatematica.uevora.pt/.../Desenvolvendo_o_sentido_de_ numero.pps
- Tarefas realizadas
• Construção dos colares
• Comparação dos colares
• Contagens
• Posicionamento de números
• Composição e decomposição de números
• Regularidades
- Objetivos gerais das tarefas
• Desenvolver o sentido de número.
• Estabelecer relações numéricas.
• Calcular mentalmente.
• Desenvolver o raciocínio matemático.
• Procurar regularidades.
- Estratégias utilizadas
• Colar de 20
Ø Contar 10, 15 e 20 contas.
Ø Ver quantos agrupamentos de 5 existem.
Ø Marcar 5, 10, 15 e 20 no colar e no modelo do colar.
Ø Mostrar diferentes quantidades de contas em diversas zonas do colar.
Ø Decompor um agrupamento de 5 de todas as formas possíveis.
Ø Mostrar agrupamentos de 5 em diferentes zonas do colar (composição).
Ø Marcar diferentes números no colar e no modelo do colar e explicar como contaram.
Ø Decompor 10 contas de diferentes formas.
Ø Marcar vários números na reta numérica.
• Colar de 100
Ø Contar 20, 30, 40…… contas.
Ø Ver quantos agrupamentos de 10 existem.
Ø Marcar diferentes números no colar e explicar como contaram.
Ø Assinalar no colar e no modelo do colar 10, 20, 30…, até 100.
Ø Marcar diferentes números no modelo do colar.
Ø Explicitar regularidades numéricas nas contagens.
- Aprendizagens realizadas pelos alunos
• Os alunos aprenderam:
Ø a contar, primeiro até 20 e depois até 100;
Ø a contar de 5 em 5 e de 10 em 10 a partir de diferentes números;
Ø a relacionar os números com os marcos principais do colar;
Ø a somar e a subtrair mentalmente;
Ø o conceito de multiplicar;
Ø a reconhecer regularidades na soma e na subtração (+10 e -10, +20 e -20);
Ø a marcar números no modelo do colar e na reta numérica;
Ø a compor e a decompor números;
Ø a explicitar o modo como pensaram utilizando uma linguagem correta.
- Trabalhos dos alunos
Compor e decompor números
Conceito de multiplicar
Marcar números no modelo do colar
Marcar números no modelo do colar e na reta numérica
Marcar números no modelo do colar contando de 10 em 10
6. Balanço da atividade
O colar de contas revelou ser um instrumento valioso na aprendizagem da Matemática que despertou o interesse e a motivação dos meus alunos.
Desenvolveu nos alunos muitas competências, nomeadamente o cálculo mental, a compreensão de algumas relações numéricas, a composição e decomposição de números e a capacidade de descobrir regularidades.
0 comentários:
Postar um comentário