Democratização do Ensino da Matemática

Democratizar o ensino da Matemática, a favor da cidadania, implica em mudanças conceituais e metodológicas. [...] Tais mudanças exigem que se conceba a Matemática não apenas como um conteúdo escolar, mas antes de tudo como uma linguagem e como forma de compreender e interagir no mundo. [...] Uma mudança nas práticas pedagógicas voltadas para o ensino da Matemática na fase inicial da escolaridade precisa estar fundamentada na compreensão do ato de ler, nas diferentes situações do cotidiano e nos diversos portadores de texto. Estar alfabetizado, nos dias de hoje, implica dominar estratégias de leitura em múltiplas linguagens, tais como: linguagem alfabética, linguagem matemática e linguagem visual." (Borges, 2009)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Falando de Multiplicação

Olá, pessoal!!! O texto abaixo faz parte do livro Teoria e Prática da Matemática : Como Dois e Dois (TOLEDO, Marília Barros de Almeida; TOLEDO, Mauro de Almeida. Teoria e Prática da Matemática : Como Dois e Dois. 1 ed. São Paulo : FTD, 2009. p. 121-135). Temos usado bastante esse livro em nossos estudos do Pró-Letramento e resolvi anexar aqui a parte que estudamos sobre Multiplicação... Nos próximos dias coloco a apresentação que resume os principais pontos desse material.














0 comentários: