Democratização do Ensino da Matemática

Democratizar o ensino da Matemática, a favor da cidadania, implica em mudanças conceituais e metodológicas. [...] Tais mudanças exigem que se conceba a Matemática não apenas como um conteúdo escolar, mas antes de tudo como uma linguagem e como forma de compreender e interagir no mundo. [...] Uma mudança nas práticas pedagógicas voltadas para o ensino da Matemática na fase inicial da escolaridade precisa estar fundamentada na compreensão do ato de ler, nas diferentes situações do cotidiano e nos diversos portadores de texto. Estar alfabetizado, nos dias de hoje, implica dominar estratégias de leitura em múltiplas linguagens, tais como: linguagem alfabética, linguagem matemática e linguagem visual." (Borges, 2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Fotos do Colar de Contas

Olha só que legal! O Colar de Contas surgiu no Pró-Letramento a partir de uma sugestão da cursista e supervisora Neusa Aparecida Borges de Andrade. Depois disso, os professores se empolgaram tanto a ponto de fabricar uma versão ampliada para trabalhar com os alunos coletivamente. Essas fotos são do Colar de Contas da professora Maria Áurea. A professora Edna também fabricou o seu... Coloco as fotos depois...
Como sugestão, visitem o endereço: http://cantinhodoscuriosos.blogspot.com/2010/01/aprender-matematica-brincando.html. Vocês encontrarão fotos do trabalho com o Colar de Contas. Vejam como o professor conseguir afixar o Colar na mesa dos alunos para facilitar o trabalho. Bem interessante!!!

0 comentários: