Democratização do Ensino da Matemática

Democratizar o ensino da Matemática, a favor da cidadania, implica em mudanças conceituais e metodológicas. [...] Tais mudanças exigem que se conceba a Matemática não apenas como um conteúdo escolar, mas antes de tudo como uma linguagem e como forma de compreender e interagir no mundo. [...] Uma mudança nas práticas pedagógicas voltadas para o ensino da Matemática na fase inicial da escolaridade precisa estar fundamentada na compreensão do ato de ler, nas diferentes situações do cotidiano e nos diversos portadores de texto. Estar alfabetizado, nos dias de hoje, implica dominar estratégias de leitura em múltiplas linguagens, tais como: linguagem alfabética, linguagem matemática e linguagem visual." (Borges, 2009)

sábado, 28 de maio de 2011

Mais sobre colar de contas...

A contagem e o estabelecimento de relações numéricas são dois dos aspectos importantes do desenvolvimento do sentido de número.
O colar de contas constitui um material de apoio ao desenvolvimento da contagem estruturada e permite, em simultâneo, o estabelecimento de relações numéricas. Numa fase posterior do trabalho, o colar de contas passa a estar associado a uma reta numérica. A reta numérica tem potencialidades para apoiar o desenvolvimento do cálculo.
Abaixo, algumas atividades com o colar de contas.
1. Construir um colar de 20 contas, com contas de duas cores. Usar alternadamente 5 contas de cada cor.

2. Comparar os colares no grupo.

3. Mostrar diferentes quantidades em diferentes zonas do colar.

4. Contar as contas de cada agrupamento do colar.

5. Partir em duas partes um agrupamento de 5 de todas as formas possíveis.
Explicitar as decomposições do agrupamento obtidas.

6. Mostrar 5 contas em diferentes zonas do colar. Explicitar a composição de cada agrupamento de 5.

7. Contar 10 em diferentes zonas do colar e explicitar as diferentes composições para o número 10 evidenciadas pelas cores das contas.

8. Iniciando a contagem da esquerda para a direita contar 10 e descobrir as diferentes formas possíveis de partir esse número de contas em 2 partes. Explicitar as decomposições obtidas.

9. Contar 10 contas. Verificar quantos agrupamentos de 5 existem no número 10. Contar 15 contas. Verificar quantos agrupamentos de 5 existem no número 15. Contar 20 contas. Verificar quantos agrupamentos de 5 existem no número 20.

10. Marcar os números 5, 10, 15, 20 no colar e assinalar no modelo do colar de contas.

11. Marcar diferentes números no colar, explicitar raciocínio usado na sua identificação e assinalá-los no modelo do colar de contas,


12. Marcar os seguintes números no colar, explicitar raciocínio usado na sua identificação e assinalar no modelo do colar de contas.

a) 6     11       16

b) 4     9          14       19

 

c) 7      12       17


d) 3     8          13       18



13. Marcar novamente os números das alíneas anteriores no colar. Assinalar cada um deles no modelo do colar de contas e na reta numérica.

a) 6     11       16

                              
b) 4     9          14       19


c) 7      12       17


d) 3     8          13       18


14. Marcar novamente os números das alíneas anteriores no colar. Assinalar cada um deles na reta numérica.

a) 6     11       16



b) 4     9          14       19


c) 7      12       17


d) 3     8          13       18


15. No modelo do colar ou na reta numérica assinalar o número 5.
- Se juntarmos mais 6, qual quantidade vamos ter? Fazer o registro.
- Se acrescentar 12 vamos obter o número ____. Fazer o registro.

16. No modelo do colar ou na reta numérica assinalar o número 15.
- Se andar 4 para trás vamos obter o número ____ . Fazer o registro.
- Se andar 14 para trás vamos obter o número ____. Fazer o registro.

Bibliografia:

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