Democratização do Ensino da Matemática

Democratizar o ensino da Matemática, a favor da cidadania, implica em mudanças conceituais e metodológicas. [...] Tais mudanças exigem que se conceba a Matemática não apenas como um conteúdo escolar, mas antes de tudo como uma linguagem e como forma de compreender e interagir no mundo. [...] Uma mudança nas práticas pedagógicas voltadas para o ensino da Matemática na fase inicial da escolaridade precisa estar fundamentada na compreensão do ato de ler, nas diferentes situações do cotidiano e nos diversos portadores de texto. Estar alfabetizado, nos dias de hoje, implica dominar estratégias de leitura em múltiplas linguagens, tais como: linguagem alfabética, linguagem matemática e linguagem visual." (Borges, 2009)

sábado, 28 de maio de 2011

Uma aplicação do Colar de Contas

Esclarecimentos

O colar de contas constitui-se num material de apoio ao desenvolvimento da contagem estruturada e permite, em simultâneo, o estabelecimento de relações numéricas. Numa fase posterior do trabalho, o colar de contas passa a estar associado a uma reta numérica que ajuda a estruturação sem ser já necessário o recurso ao material concreto e tem potencialidades para apoiar o desenvolvimento do cálculo.
O material apresentado abaixo é resultado de um trabalho de formação de professores realizado por Maria Helena Aleixo e pode ser encontrado no endereço abaixo.


Trabalho realizado por Maria Helena Aleixo
Universidade de Évora, 2007

Disponível em:www.aprendermatematica.uevora.pt/.../Desenvolvendo_o_sentido_de_ numero.pps


  1. Tarefas realizadas
         Construção dos colares
         Comparação dos colares
         Contagens
         Posicionamento de números
         Composição e decomposição de números
         Regularidades

  1. Objetivos gerais das tarefas
         Desenvolver o sentido de número.
         Estabelecer relações numéricas.
         Calcular mentalmente.
         Desenvolver o raciocínio matemático.
         Procurar regularidades.

  1. Estratégias utilizadas
         Colar de 20
Ø      Contar 10, 15 e 20 contas.
Ø      Ver quantos agrupamentos de 5 existem.
Ø      Marcar 5, 10, 15 e 20 no colar e no modelo do colar.
Ø      Mostrar diferentes quantidades de contas em diversas zonas do colar.
Ø      Decompor um agrupamento de 5 de todas as formas possíveis.
Ø      Mostrar agrupamentos de 5 em diferentes zonas do colar (composição).
Ø      Marcar diferentes números no colar e no modelo do colar e explicar como contaram.
Ø      Decompor 10 contas de diferentes formas.
Ø      Marcar vários números na reta numérica.

         Colar de 100
Ø      Contar 20, 30, 40…… contas.
Ø      Ver quantos agrupamentos de 10 existem.
Ø      Marcar diferentes números no colar e explicar como contaram.
Ø      Assinalar no colar e no modelo do colar 10, 20, 30…, até 100.
Ø      Marcar diferentes números no modelo do colar.
Ø      Explicitar regularidades numéricas nas contagens.

  1. Aprendizagens realizadas pelos alunos
         Os alunos aprenderam:
Ø      a contar, primeiro até 20 e depois até 100;
Ø      a contar de 5 em 5 e de 10 em 10 a partir de diferentes números;
Ø      a relacionar os números com os marcos principais do colar;
Ø      a somar e a subtrair mentalmente;
Ø      o conceito de multiplicar;
Ø      a reconhecer regularidades na soma e na subtração (+10 e -10, +20 e -20);
Ø      a marcar números no modelo do colar e na reta numérica;
Ø      a compor e a decompor números;
Ø      a explicitar o modo como pensaram utilizando uma linguagem correta.

  1. Trabalhos dos alunos
Compor e decompor números 

 Conceito de multiplicar



Marcar números no modelo do colar



Marcar números no modelo do colar e na reta numérica


Marcar números no modelo do colar contando de 10 em 10

6. Balanço da atividade

O colar de contas revelou ser um instrumento valioso na aprendizagem da Matemática que despertou o interesse e a motivação dos meus alunos.
Desenvolveu nos alunos muitas competências, nomeadamente o cálculo mental, a compreensão de algumas relações numéricas, a composição e decomposição de números e a capacidade de descobrir regularidades.

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